domingo, 15 de dezembro de 2013

Porque é que a Igreja devia louvar o Capitalismo?



Depois das recorrentes críticas do Papa Francisco ao capitalismo, apetece perguntar. Quem fez mais e melhor pelos pobres? A Igreja ou...o capitalismo. A resposta pode surpreender alguns.

É muito simples. Foi o capitalismo (e a abertura económica dos países emergentes) que possibilitou que um bilião (!!) de pessoas saíssem da pobreza em 20 anos. Não é isso que a Igreja almeja? Menos pobreza?



Já nos países ocidentais, foi a criação de riqueza inerente ao sistema de produção capitalista que nos possibilitou um nível de vida como os nossos antepassados da Idade Média nunca haviam sonhado (é pensar que o cidadão médio tem melhor qualidade de vida que um membro da nobreza de outros tempos). 

O novo Papa, em vez de enveredar por um senda anti-capitalista, não devia parar, olhar e aprender com os ganhos do melhor sistema de produção de riqueza alguma vez conseguido? Podia, como é bem relembrado aqui, pôr os olhos num personagem diametralmente oposto às suas crenças. Nada mais, nada menos que...Deng Xiaoping. "It doesn't matter the color of the cat as long as it catches mice" 

0 comentários:

 
O Talho da Esquina © 2012